Mario Feres - O louvor vem do povo.


por *José Márcio Castro Alves

Papel aceita tudo. De cheque sem fundo a dinheiro falso.
"O louvor vem do povo", dizia o Tom Jobim. Não vem das bancas de doutorado que, não raro, dão nota dez com louvor à dissertações medíocres e teses minúsculas.
O músico Mário Feres é um exemplo clássico do artista que é ovacionado por talento e não por ter diploma de músico ou arranjador, o que, aliás, não possui, a não ser o de bacharel em odontologia.
Quem o conhece ou já ouviu a sua musicalidade o aplaude naturalmente, pois é impossível não fazê-lo. Possuidor de uma educação musical requintada e um ouvido absoluto, faz amizade como quem bebe um copo d’água. A sua casa é um viveiro de criação musical e um porto de fãs que se tornaram amigos exatamente por serem amigos do casal Mário Féres e Vânia Lucas, cantora e professora de música.
Sua vinda pra Ribeirão preto foi um caso de amor.
--- Ribeirão veio depois do carnaval de 1993, diz ele. Eu precisava sair de Marília, pois não tinha mais mercado de música por lá. Escolhi Ribeirão porque gostava da cidade; já tinha passado muitas férias com primos por aqui e meu irmão já era médico - residia na cidade havia 13 anos. A Vânia se mudara antes um pouco, e então juntei meus trapos e vim tentar a vida e o amor em Ribeirão. Cá estamos há 18 anos.

Foi em maio de 1995 que liguei pro Paulo Jobim, filho do Tom, e disse:
--- Paulinho. Armei um show aqui em Ribeirão pra você conhecer o único Tom Jobim possível (Tom Jobim havia falecido em 4 de dezembro de 1994).
Dito e feito. Do aeroporto fomos direto pra casa do Mário e Vânia, à época, um apartamento miudinho no Jardim Irajá.
Passaram a tarde juntos e a noite se apresentaram num show memorável.


Depois o Paulo Jobim o apresentou ao Rio de Janeiro e o levou numa excursão à Europa onde tocaram nos melhores teatros do mundo, com casa cheia. Casa cheia porque o atrativo era a música do Tom Jobim, tocada por eles. Se fosse a minha não lotaria nem uma Kombi.
Quando o Paulo Jobim foi fazer o livro Cancioneiro Jobim, a melhor obra sobre as canções do maestro, chamou o Mário Feres pra escrever algumas partituras.
O nome do Mário Feres está no livro Cancioneiro Jobim numa porção de canções importantes em que as partituras haviam sumido. Através de gravações antigas que o Paulo Jobim enviava, o Mário as recuperou e as pôs no papel, escrevendo a melodia e harmonia pra piano.

Outra ocasião o músico e maestro Jaques Morelenbaum o levou para a Alemanha, onde fizeram apresentações com a orquestra sinfônica de Hanoover. Quem ouve o disco se extasia ante a grandeza e a qualidade da música e do piano do Mário.
Esse é o Mário Feres, um amigo de todo mundo, uma pessoa que vai na feira e é cumprimentado por uma porção de anônimos.
Todo mundo gosta do Mario, um músico sem diploma e que é aplaudido naturalmente por qualquer pessoa que venha a ouvir a sua música. E sempre dão nota dez pro Mário, dez com louvor.

*José Márcio Castro Alves é jornalista, mas sem diploma.

O Mário foi o primeiro a comentar. Que saudade da sua candura, tão educado, tão doce com todo mundo...

O Zé Márcio além de grande amigo, é um grande jornalista, escritor, cronista, editor de filmes, conhecedor de história, cinema, as artes todas, do clássico ao contemporâneo e é esse sujeito simples, que exibe seu sotaque curiboca com orgulho e mostra com elogios aos outros e brincadeiras inteligentes o quanto é sábio, companheiro e eterno! sim porque essas pessoas quando entram na vida da gente são eternas, não dá mais pra viver, pensar em amigos e em momentos especiais, sem pensar no Zé!
ps. ele só é formado em Agronomia!

Mário Feres em 30 de janeiro de 2011

7 comentários:

  1. O Zé Márcio além de grande amigo, é um grande jornalista, escritor, cronista, editor de filmes, conhecedor de história, cinema, as artes todas, do clássico ao contemporâneo e é esse sujeito simples, que exibe seu sotaque curiboca com orgulho e mostra com elogios aos outros e brincadeiras inteligentes o quanto é sábio, companheiro e eterno! sim porque essas pessoas quando entram na vida da gente são eternas, não dá mais pra viver, pensar em amigos e em momentos especiais, sem pensar no Zé!
    ps. ele só é formado em Agronomia!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem. Um texto à altura da grandeza do Mário Féres.
    Rosana Zaidan

    ResponderExcluir
  3. Estrela brilhante, de primeira grandeza. Lendo este texto do José Márcio, só se pode sentir gratidão, por ele ter conseguido expressar tudo o que todos nós gostaríamos de dizer sobre o Mário. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia apreciar os dois textos: do Zé e do Mário Feres. Dois sujeitos ímpares e que fazem a gente se emocionar sempre!!!! Sou fã dos dois!
    Flora

    ResponderExcluir
  5. Sendo amigo de ambos, só posso concordar com o Zé. O Mário (assim como a Vania) são pessoas ímpares em nossas vidas. Jair

    ResponderExcluir
  6. Zé, agora mesmo eu estava conversando de música e músicos com um outro músico dos bons, o Toninho Diniz, e ele me disse que conheceu dois fenômenos: André Mehmari e Mário Féres.
    Sorte nossa que pelo menos um deles é nosso "chegado" e tá sempre por perto, com sua música e bom humor. Belo texto.
    Negrão

    ResponderExcluir
  7. Não podemos esquecer de um outro fenômeno das teclas, que veio antes destes, mas que já se foi: João Viviani. E Toninho Diniz tb tem lugar honroso neste panteão.

    ResponderExcluir